quarta-feira, 18 de agosto de 2010

17º LIÇÃO DE CATEQUESE-QUE É A BÍBLIA?


A Bíblia é a palavra de Deus. Ela é uma colecção de livros catalogados, Divinamente inspirados e considerados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão, (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). A Bíblia é uma biblioteca divina.
A palavra Bíblia é originária de uma planta que nascia e crescia espontaneamente às margens do Rio Nilo, chamada papiro. E a película ou folha, tirada do caule do papiro, chamava-se bíblos, palavra grega que significa livro, e o plural é biblion, em grego significa bíblia. Portanto, Bíblia quer dizer “coleção de livros”.

A Bíblia era escrita em tijolos assados, em papiro (filamento de uma planta), ou em pergaminhos (pele de ovelha). Esta escrita era realizada na cidade de Pérgamo, por isso que os livros eram chamados de pergaminho. As cópias mais antigas da Bíblia estão armazenadas na Biblioteca do Vaticano, na Itália, e no Museu Britânico.

A Bíblia também é conhecida como "Escrituras Sagradas" e está dividida em dois grandes testamentos: o antigo e o novo testamento. O Antigo Testamento contém 46 livros e o Novo Testamento 27 livros totalizando 73 livros. A palavra testamento significa aliança, contrato entre duas partes (Deus e a humanidade).

O Antigo Testamento conta a história do povo de Deus desde a criação do mundo até os profetas, a preparação para a vinda do Salvador e está dividido em quatro partes:

Pentateuco: Gênesis; Êxodo; Levítico; Números e Deuteronômio

Livros Históricos: Josué; Juizes; Samuel I e II; Reis I e II; Crônicas I e II; Esdras; Neemias; Macabeus I e II; Rute; Tobias; Judite e Ester

Livros Sapienciais: Provérbios; Jó; Eclesiastes; Eclesiástico; Sabedoria; Salmos e o Cântico dos Cânticos

Livros Proféticos: está divido em Profetas Maiores: Isaías; Jeremias; Ezequiel e Daniel. E Profetas Menores: Lamentações; Baruc; Oséias; Joel; Amós; Abdías; Jonas; Miquéias; Naum; Habacuc; Sofonias; Ageu; Zacarias e Malaquias

O Novo Testamento narra desde a vinda de Jesus até por volta do ano 100 com o falecimento do apóstolo São João. Possui 27 livros e está dividido em cinco partes:

Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Os Evangelhos contam o nascimento, a vida missionária, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo.
Evangelho significa “Boa Nova” ou boa notícia. Jesus Cristo é a boa notícia, a palavra viva de Deus; “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” Jo. 1, 14.

AXtos: O AXtos dos Apóstolos conta o nascimento da Igreja, a vivência das primeiras comunidades, e as viagens missionárias dos apóstolos e a expansão da Igreja por todo o mundo.

Epístolas Paulinas: Romanos; Corintos I e II; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; Tessalonicenses I e II; Timóteo I e II; Tito; Filemôn e Hebreus

Epístolas Católicas ou Pastorais: Thiago; Pedro I e II; João I, II e III; e Judas

Apocalipse: Apocalípse

A Bíblia foi escrita em três idiomas: o hebraico para o Antigo Testamento e grego para o Novo Testamento, com exceção do Evangelho de São Mateus, que foi escrito em aramaico. Foi São Jerônimo quem traduziu os textos originais da Bíblia em grego e hebraico para o latim no ano 384. Esta tradução ficou conhecida como a Bíblia Vulgata Latina. Em 1546, o Concílio de Trento declara que é a única Bíblia autêntica e oficial no rito latino da Igreja Católica. No dia 30 de setembro a igreja celebra o dia de São Jerônimo, por isso, este mês foi escolhido pela Igreja para ser o mês da Bíblia. Foi dividida em capítulos, em 1228, pelo Cardeal Estevão Langton (1.333 capítulos), e em 1528 foi dividida em versículos pelo Frade São Pagnino (35.700 versículos). Os livros são abreviados para facilitar a escrita da citação. Aprenda as abreviaturas. Ela já foi traduzida em 1685 idiomas, portanto encontra-se em todos os países do nosso planeta.

A Bíblia começou a ser escrita no tempo de Moisés, que viveu ai pelo ano de 1250 a.C., quando o faraó Ramsés II governava o Egipto. E a última parte da Bíblia foi escrita no final da vida do último apóstolo, São João Evangelista, por volta do ano 100 d.C. Portanto a Bíblia foi escrita dentro de um longo período de aproximadamente 1350 anos.

Procure ler a Bíblia e encontre conforto para a sua vida. Para ler a Bíblia peça a Luz divina e procure seguir orientações dada pela igreja, guardiã da tradução bíblica que tem passado de geração em geração através dos Papas sucessores de Pedro.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 Só Catequese. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase