domingo, 8 de agosto de 2010

16ª LIÇÃO DE CATEQUESE

1º-QUAL O PRIMEIRO NOME DE ABRAÃO?
O primeiro nome de Abraão foi Abrão. Quando Abrão tinha 90 anos, Deus apareceu-lhe e disse:- Serás pai de muitas nações e, para assinalar isto , deves mudar o teu nome para Abraão.
.
2º-AVISADO PELOS ANJOS, QUE FEZ LOT?
Lot, o único justo que Deus encontrou, apressou-se a ir ter com os maridos das filhas, avisou-os do que se estava a passar. Elea recusaram.se a sair da cidade. Empurrado pelos anjos, Lot saiu da cidade com a mulher e as duas filhas e foram para cidade de Zoar. Deus então mandou vir uma chuva de enxofre e pedras sobre Sodoma e Gomorra, destruindo tudo quanto se mexia e ficando as cidades envolvidas em chamas
Sentindo o calor e ouvindo muito barulho, a mulher de Lot, desobedecendo às recomendações do anjo, olhou para trás e ficou transformada numa estátua de sal. Lot prosseguiu o caminho com as duas filhas chegando a Zoar.
Abraão, na manhã seguinte, ao acordar, apercebeu-se do que se tinha passado nas duas cidades pelo fumo negro e espesso e cheiro que delas vinham.
.
3º-QUAIS OS CONSELHOS QUE OS ANJOS DERAM A LOT?
Os anjos disseram a Lot:" Não olhes para trás seja sob que pretexto for, nem páres em lugar nenhum do vale.Foge para a montanha se não queres morrer".
.
4º-EM QUE CIDADE SE REFUGIOU LOT?
Como a montanha ficava muito distante, Lot pediu que a cidade de Zoar não fosse destruida e o deixassem lá ficar.Os anjos concordaram. Quando chegados a Zoar, é que Deus tudo preparou para a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra por causa DO PECADO QUE NELA ABUNDAVA.
.
5º-QUAL O GRANDE SACRIFÍCIO QUE DEUS PEDIU A ABRAÃO?
Disse Deus a Abraão: "Pega no teu filho Isaac que tanto amas, vai à terra de Moriá, a uma certa montanha que Eu te indicarei. Aí, em vez de cabra ou cordeiro, me oferecerás o teu filho em holocausto".
Abraão, no dia seguinte, muito triste, preparou um jumento com tudo o que precisava, acompanhado por dois criados e o seu filho Isaac pela mão e pôs-se a caminho, em direcção ao local indicado por Deus.
Ao terceiro dia de viagem, Abraão chega ao termo da caminhada. Manda os acompanhantes que ali fiquem, leva a lenha na espalda, e com o menino pela mão, iniciando a subida de Moriá.
Isaac, sente tudo aquilo estranho, e ao ver o cutelo, pergunta ao pai:" Quem é a vítima?"
Abraão, que sempre confiou nos planos de Deus,com as lágrimas nos olhos, responde:"Deus o dirá"
E já se preparava para degolar o seu próprio filho, quando um anjo lhe grita:"Detem-te Abraão! Bão faças mal ao menino!Está já provado que na verdade temes a Deus, visto não lhe recusares o teu próprio filho e Lhe obedeceres em tudo!"
Abraão, com os olhos cheios de lágrimas, olhou para o lado e viu um cordeiro no matagal, que agarrou e imolou em acção de graças ao Seu Deus.Depois Abraão e Isaac regressou a Barsabá, onde Abraão fixara residência.
.
6º-PARA QUE PEDIU DEUS ESTE SACRIFÍCIO A ABRAÃO?
Deus que, embora conhecesse bem o seu servo Abraão, quis pô-lo à prova, pedindo-lhe o sacrifício de seu filho, oferecendo-o em holocausto para ver até onde ia a sua obediência.
.
7º- COMO MOSTROU DEUS A RECOMPENSA A ABRAÃO?
Disse-lhe o anjo_ " Porque obedeceste a Deus, ao ponto de sacrificares o teu filho, Ele te abençoará para sempre, multiplicando a tua descendência como as estrelas do Céu e como os grãos de areia das costas do mar. Todos os povos se sentirão honrados na tua descendência pela tua obediência.
.
8º-QUE FEZ ABRAÃO QUANDO JÁ SE SENTIA VELHO E CANSADO?
Quando Abraão já se sentia velho e cansado,com 90 anos e viúvo, mandou um dos seus servos procurar esposa para o seu filho Isaac . Sua mulher, Sara, já havia morrido.
O servo partiu e chegado a um poço onde várias raparigas estavam reunidas para tirar água do poço, o servo pediu a Deus que o ajudasse. Escolheu aqueia que lhe ofereceu água para beber e aos animais. Chamava-se Rebeca e era muito bela.
O servo alegrou-se e dum alforge tirou um anel de ouro para o nariz e duas pulseiras de ouro maciço.
A rapariga foi para casa contar à família e o seu irmão Labão recebeu o desconhecido e convenceu-se de que era essa a vontade de Deus.
Na manhã seguinte, Rebeca partiu e encontrou Isaac já ao escurecer que estava no campo.
Rebeca cobriu a cara com um manto e Isaac, depois de estar a par com o sucedido, levou-a para a sua tenda.
Casaram e Rebeca que se apaixonou por Isaac consolou-o do desgosto da morte da sua mãe Sara.
.
9º-DE QUEM ERA FILHA ,REBECA?
Rebeca era filha de Betuel, temente a Deus. Entregou a sua filha porque acreditava nos desígnios de Deus.
.
10º- QUAIS OS FILHOS DE ISAAC E DE REBECA?
Os filhos de Isaac e Rebeca foram dois: Esaú e Jacob . Esaú, o mais velho era
o herdeiro da família. Era um homem forte e vigoroso, muito buliçoso e rude.Era a ele que Isaac mais amava . Jacob era o filho preferido da sua mãe. Era muito pacífico e gostava de habitar na sua tenda.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 Só Catequese. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase