sexta-feira, 23 de julho de 2010

15ª LIÇÃO DE CATEQUESE- TODO O PECADO É OFENSA A DEUS

1ª-QUEM FOI NOÉ?
Noé foi o homem temente a Deus que estava nas boas graças do Senhor e foi por Ele salvo, bem como a sua família e alguns animais, de serem mortos pelo dilúvio.
2º-Quais foram os filhos de Noé?
Os filhos de Noé foram Sem, Cam e Jafé.
.
3ª.QUE FIZERAM OS FILHOS DE NOÉ?
Quando cresceram sairam da casa de seu pai, criaram as suas famílias,
Cam estabeleceu-se junto dos rios Eufrates e Tigre;Sem ficou com os descendentes, na planície da Suméria, tornaram-se muito ricos, formaram a cidade dos sumitas e decidiram construir a torre mais alta do mundo, como símbolo de poder e grandeza.
Jafé e os seus descendentes estabeleceram-se na Ásia Menor e na Grécia.
.
4ª-QUE FIZERAM OS DESCENDENTES DE SEM?
Os descendentes de Sem construiram a torre, mais alta do mundo, obra que desagradou a Deus pela vaidade com que ela estava a ser construida.
.
5º- QUAL O SIGNIFICADO DA TORRE DE BABEL?
A construção revelava um individualismo, e segundo os sumitas não precisariam de ninguém para viverem.
.
6º- COMO SE REVELOU DEUS?
O Senhor, muito triste com estas intenções, fez que duma só língua falassem várias e assim o povo não se entendia. Esta situação levou a uma granse confusão. O grandioso edifício ficou por acabar e a Torre de Babel foi chamada" confusão"
A cidade que ficava junto à torre chamava-se Babilónia,e lá adoravam-se deus falsos e praticavam-se más acções. o que levou muitas pessoas a partirem em várias direcções e as línguas eram diferentes em cada cidade que foi construída.
.
6º-QUEM FOI ABRAÃO?
Abraão foi um descendente de Sem e instalou-se na cidade de Ur.
Era casado com Sara, já adiantada em anos e era considerada estéril.Era motivo de tristeza o facto de sua mulher não ter filhos.
.
7º. QUE LHE DISSE DEUS?
Um dia, Deus falou a Abraão e disse-lhe: Sai deste lugar, leva a tua mulher, parentes, servos e tudo o que tens e fixa-te nas terras de Canaã. Será abençoada, o teu nome será glorificado e o teu povo será uma grande nação.
.
8º-QUE FEZ ABRAÃO?
Partiu com toda a comitiva, com o seu sobrinho Lot, instalaram-se num das terra indicadas mas não produziam. Os pastores começaram a guerrear-se e Abraão achou por bem dividi-los. Lot foi para os lados do Jordão onde havia água e boas pastagens e fixou-se na cidade de Sodoma.
Depois o Senhor disse a Abraão: tu ficas com estas terras. Eu te protegerei e não deixarei que Lot cobice as tuas terras..
Com o tempo, Deus consolou Sara com um filho, cumprindo a promessa com a vinda de dois anjos.
.
9ºQUAL ERA A MISSÃO DOS ANJOS QUE VISITARAM ABRAÃO?
A missão dos anjos era a de castigar Sodoma e Gomorra pelas suas más acções .
.
10º- QUEM NÃO GOSTOU DA VINDA DOS ANJOS?
Os trabalhadores de Lot, que estava sentado à porta de casa, não gostaram desta visita e exigiram dele a entrega deles por ordem de Lot.
Mas os anjos intercederam em favor de Lot que os não queria entregar- Na manhã seguinte deram-lhe ordem para que deixassem a cidade de Sodoma.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 Só Catequese. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase