domingo, 11 de julho de 2010

14ª LIÇÃO DE CATEQUESE-A ARCA DE NOÉ E O DILÚVIO.


1-COMO SE CHAMAVA O TERCEIRO FILHO DE ADÃO E EVA?

O terceiro filho de Adão e Eva chamava-se SET. Era um homem muito bom e pela sua bondade levou que os seus descendentes se chamassem "FILHOS DE DEUS"
.
2- QUE ACONTECEU COM OS DESENDENTES DE ADÃO E EVA?
-Os descendentes de Adão e Eva multiplicaram-se e espalharam-se pelos quatro cantos do mundo. Entre eles aumentou também a maldade.
.
3- COMO SE CHAMAVA UM DESSES DESCENDENTES?
Noé era um desses descendentes que caiu nas graças de Deus, por ser um bom homem e porque levava uma vida de trabalho..
.
QUAIS FORAM OS FILHOS DE NOÉ?
Os filhos de Noé foram três: SEM, CAM e JAFET.
.
4- QUE DISSE DEUS A NOÉ?
Deus ao ver a maldade dos homens, estava muito triste e arrependido os os ter criado e disse a Noé:
-Os homens tornaram-se maus e mentirosos, estão corrompidos e levam-me a estar arrependido de os ter criado.Tenciono destruir todas as criaturas vivas que criei. Mas a ti, Noé ,mais à tua família , salvarei.
Para isso vou aconselhar-te a que construas uma arca e farei contigo uma aliança.
Entrarás na arca com a tua família que será feita de madeira de cipreste, ter telhado de colmo, será calefetado de betume por dentro e por fora.
Tem de medir trezentos côvados de comprimento, cinquenta de largura. Deverá ter três andares, uma porta e uma janela lateral. Tem de ter lugar para a tua família e nela meterás também um casal de cada espécie animal criado - quadrúpedes, répteis e aves. Levas com abundância alimentos para todos eles e para ti. Seguidamente enviarei um dilúvio, irá chover durante quarenta dias e quarenta noites e a vida na terra será extinta.(Génesis 6,18).
.
5-QUE ACONTECEU ENQUANTO NOÉ CONSTRUÍA A ARCA?
Os vizinhos troçavam dele e chamavam-no louco ao verem a construção duma arca tão grande. Ele não se importva com isso e fazia só o que agradava a Deus e conforme Suas instruções. Ia ainda aconselhando-os a arrependerem-se das suas más acções.
Noé construiu a Arca manualmente com a ajuda dos filhos e com as tábuas revestidas de betume para tornar o barco estanque.
.
6- APÓS A CONSTRUÇÃO DA ARCA, QUE FEZ NOÉ?
Quando a arca estava pronta, foram conduzidos os casais de anmais para o seu interior, entrou a família de Noé que fechou bem a porta.(Génesis 7.9)
O céu estava sem nuvem alguma durante esta operação. Mas pouco depois começou a escurecer, levantou um vento forte e a chover torrencialmente.
.
7 -QUE ACONTECEU COM O DILÚVIO?
As águas subiram, e com elas subiu a arca E tão alta como as montanhas. Toda a terra ficou submersa e não ficou nenhuma criatura viva na terra.
Só Noé, a sua família e os animais recolhidos , se salvaram.
.
8 PASSADOS QUE FORAM OS QUARENTA DIAS E QUARENTA NOITES DO DILÚVIO, QUE SUCEDEU?
Passado o tempo do Dilúvio, as águas baixaram, o vento amainou e a arca repousou sobre os montes de Ararat na Turquia, segundo investigaçóes.
.
9- QUANDO SE APERCEBEU QUE AS ÁGUAS TINHAM DESCIDO,QUE FEZ NOÉ?
Noé, apercebendo-se de que a arca não bAlouçava, abriu a janela e soltou um corvo para ver se ele encontrava onde pousar, mas só encontrou água.
Depois soltou uma pomba e também ela voltou para a arca porque não encontrou onde pousar. Com carinho, Noé recebeu-a.
Passados sete dias, Noé voltou a soltar a pomba e desta vez ela voltou pela tardinha trazendo uma folha de oliveira no bico.
Noé ficou contente e passados outros sete dias , soltou novamente a pomba que já não voltou..
Abriu a janela e verificou que o solo estava enxuto.
.
10- QUE DISSE ENTÃO DEUS A NOÉ?
Deus disse a Noé:
- Deves abrir a porta, saires com a tua família bem como com todas as criaturas que trazes contigo.
O mundo será gorvernado por ti e pelos teus filhos. Os animais da terra , os peixes do mar e as aves do céu serão o vosso alimento.
.
11-QUE FEZ NOÉ PARA AGRADECER A DEUS?
Noé fez um altar e nele ofereceu holocaustos em acção de graças.
.
12- QUE DISSE ENTÃO DEUS A NOÉ?
Deus ficou contente com este gesto e disse-lhe:
-Tu e os teus descendentes irão encher a terra.(Enquanto dizia isto surgiu na terra um arco-íris) e Deus continuou:-este arco-íris é sinal de que nunca o mundo voltará a ser destruído por um dilúvio . Nunca mais volto a amaldiçoar terra por causa do homem. O coração humano pode praticar más acções desde pequeno.Enquanto a terra existir haverá sementes, colheitas, frio, calor, Verão, Inverno, dia e noite.
Cada vez que o céu se encher de nuvens e virdes o arco-íris lembrar-vos-eis da minha promessa não só a vós, mas ainda a todas as criaturas vivas do mundo.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 Só Catequese. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase