quarta-feira, 30 de junho de 2010

12ª LIÇÃO DE CATEQUESE-COMPÊNDIO DA IGREJA CATÓLICA


O COMPÊNDIO DA IGREJA CATÓLICA ENSINA:
.
1º-(6)O QUE É QUE DEUS REVELA AO HOMEM?
50-53
68-69
Deus revela-se ao homem, na Sua bondade e sabedoria.
Perante acontecimentos e palavras, Deus revela-se a Si mesmo e ao Seu desígnio de Benevolência, que Ele, desde a eternidade preestabeleceu em Cristo em favor dos homens.
Tal desígnio, consiste em fazer participar, pela graça do Espírito Santo, todos os homens na vida divina, como seus filhos adoptivos, no Seu único filho.
.
2º-(7)QUAIS AS PRIMEIRAS ETAPAS DA REVELAÇÃO DE DEUS?
54-58
70-71
Deus manifesta-se desde o princípio aos nossos primeiros pais, Adão e Eva, e convida-os a uma comunhão íntima com Ele.Após a sua queda, não interrompe a Sua revelação e promete a salvação para toda a sua descendência. Após o dilúvio, estabelece com Noé uma aliança entre ele e todos os seres vivos.
.
3º- (9)QUAL É A ETAPA PLENA E DEFINITIVA DA REVELAÇÃO DE DEUS?
65-66
73

É aquela realizada no Seu Verbo encarnado, Jesus Cristo, mediador e plenitude da Revelação. Sendo o Filho Unigénito de Deus feito Homem, Ele é a Palavra perfeita e definitiva do Pai. Com o envio do Filho e o dom do Espírito Santo, a Revelação está, finalmente, completada ainda que a fé da Igreja deva recolher todo o seu significado ao longo dos séculos.
.
4º-(18)-PORQUE É QUE A SAGRADA ESCRITURA ENSINA A VERDADE?
105-108
135-138
Porque o próprio Deus é o Autor da Sagrada Escritura: por isso ela é dita inspirada e ensina sem erro aquelas verdades que são necessárias à nossa salvação.
Com efeito, o Espírito Santo inspirou os autores humanos, os quais escreveram aquilo que Ele nos quis ensinar.
No entanto, a fé cristã não é "uma religião do Livro", mas da Palavra de Deus que não é"uma palavra escrita e muda, mas o Verbo Encarnado e vivo" (S. Bernardo de Claraval).
.
5º-(21)- QUE IMPORTÂNCIA TEM O ANTIGO TESTAMENTO PARA OS CRISTÃOS?
121-123
Os cristãos veneram o Antigo Testamento como verdadeira Palavra de Deus: todos os seus escritos são divinamente inspirados e conservam um valor permanente. Eles dão testemunho da divina pedagogia do amor salvífico de Deus. Foram escritos sobretudo para preparar o advento de Cristo, Salvador do universo.
.
6º(22)- QUE IMPORTÂNCIA TEM O NOVO TESTAMENTO PARA OS CRISTÃOS?
124-127
139
O Novo Testamento, cujo objecto central é Jesus Cristo, entrega-nos a verdade definitiva da Revelação divina. Nele, os quatro Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, enquanto são o principal testemunho da vida e da doutrina de Jesus, constituem o coração de todas as Escrituras e ocupam um lugar Único na Igreja.
.
7º-(23) QUE UNIDADE EXISTE ENTRE O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO?
128-130
140
A Escritura é una, uma vez que Única é a Palavra de Deus, único é o projecto salvífico de Deus, única a inspiração divina dos dois Testamentos. O Antigo Testamento prepara o Novo e o Novo dá cumprimento ao Antigo: os dois iluminam-se mutuamente.
.
8º-(24)~QUAL A FUNÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA NA VIDA DA IGREJA?
131-133
141
A Sagrada Escritura dá sustento e vigor à vida da Igreja. É para os seus filhos firmeza da fé, alimento e fonte de vida espiritual. É a alma da Teologia e da pregação pastoral. Diz o salmista: ela é " lâmpada para os meus passos, luz no meu caminho" ( salmo 119, 105)
Por isso a Igreja exorta á leitura frequente da Sagrada Escritura, uma vez que" a ignorância das escrituras é ignorância de Cristo"( São Jerónimo)

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 Só Catequese. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase